Maurício Ferreira

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Quantidade de residências ligadas à rede coletora de esgotos cresce 11% no RN


No período entre setembro do ano passado e o mesmo mês deste ano, o sistema de cadastro da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) registra novas ligações de esgotos, a maioria no setor residencial, no Estado.
A quantidade de famílias atendidas com a coleta de dejetos domiciliares aumentou 11% no período, chegando a um total de 189.025 famílias nos 153 municípios atendidos pela empresa estadual de saneamento.
São mais 18.303 famílias que passaram a ser atendidas por este serviço de alcance sanitário. Estas novas ligações cadastradas localizam-se em áreas como Mãe Luíza, Ribeira, Dix-sept Rosado e Alecrim, na capital, e nos bairros Alto de São Manoel, Costa e Silva e Ulrich Graf, em Mossoró.
Em João Câmara, município da região do Mato Grande, ocorreu em um ano um incremento superior a 130% na quantidade de ligações domiciliares à rede de esgoto, chegando a 1.875 ramais conectados a residências.
O chefe da Unidade de Cadastro e Faturamento da Caern, Márcio Gomes de Carvalho, lembra que ainda este ano deve haver um acréscimo expressivo em bairros da Zona Sul de Natal, como Nova Descoberta e Morro Branco, com a entrada em operação do sistema de esgotamento sanitário, que recebeu R$ 11 milhões em investimentos para atender uma população de 36 mil pessoas, com a coleta de esgotos. 
Natal e Parnamirim lideram ranking de novos ramais 
As cidades do Natal e Parnamirim contribuíram com expressiva parte das novas 32.367 ligações domiciliares à rede de abastecimento de água da Caern, o que representa crescimento de 4,6% entre setembro de 2011 e setembro de 2012.
Este acréscimo de novos ramais gerou uma totalização de 738.807 ligações distribuídas por todo o estado do Rio Grande do Norte.
Na capital, o aumento no número de ramais residenciais ligados ocorreu no Planalto, Zona Sul, e nos bairros de Nossa Senhora da Apresentação e Lagoa Azul, ao Norte da cidade.
A maior cidade do Estado registra 6.300 novas ligações, grande parte delas referente a unidades de medição individualizada em edifícios.
Nesses casos, em vez de a conta ser paga pelos condomínios, é custeada pelo proprietário de cada apartamento. Parnamirim contabiliza 8.000 ligações nos bairros de Nova Parnamirim, Rosa dos Ventos e Emaús.

*Jornal O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário