Maurício Ferreira

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Em São Miguel

Festa de Inaugurações de Obras no Bairro Santa Tereza, no Próximo dia 16/03 em São Miguel/RN

PETI vai atender 200 crianças em 2012 na cidade de Patu


Na manhã da última terça-feira (28) o coordenador e a orientadora social do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil- PETI, Raniery Alves, e Francisca Moreira Filha, acompanhados do secretário municipal de comunicação social, Bruno Campelo, participaram do “Jornal da Educadora” na FM Educadora Patuense, a fim de informar toda a população sobre o funcionamento e o início dos trabalhos para 2012.

De acordo com o coordenador Raniery Alves, o PETI atende hoje cerca de 160 crianças, mas com as novas inscrições, que se encontram abertas, o programa pretende alcançar a meta de 200 crianças atendidas, todas oriundas de 140 famílias em situação de vulnerabilidade social.

A orientadora social, Francisca Moreira lembrou que as inscrições para ingresso no programa, devem ser efetuadas até o dia 02/03 nos horários de 8h ás 11h e 14h ás 17h na sede do referido Programa, situada no prédio da antiga oficina Escola no bairro da Capela de Santa Terezinha.

“É importante lembrar que no ato da inscrição, os pais ou responsáveis deverão ter em mãos os seguintes documentos: RG e CPF do responsável, Cartão do Bolsa Família, comprovante de residência, Cópia da Certidão de Nascimento da Criança”, disse a orientadora.

O PETI promove diversas atividades de inclusão social e educacional como: aulas de dança, teatro, prática desportiva, capoeira, muita leitura e etc. Tudo acompanhado por orientadores preparados e qualificados.

*ATENCIOSAMENTE,
BRUNO CAMPELO
COMUNICÓLOGO
SEC. MUNICIPAL 
DE COMUNICAÇÃO SOCIAL.

Nota



A abertura dos trabalhos legislativos para o ano de 2012 que deveria acontecer nesta quarta-feira (29) na sede da Câmara Municipal de Vereadores de Patu, foi adiada para a próxima quarta-feira (06/03).


O adiamento se deu porque a prefeita Evilásia Gildênia, que na ocasião faria a leitura anual da mensagem do poder executivo municipal, se encontrará em Natal, onde participará de uma importante reunião para o município.


A prefeita vai participar da solenidade de abertura e assinatura do Convênio com a Caixa Econômica Federal para a elaboração dos Planos Intermunicipais de Resíduos Sólidos da Região do Alto Oeste. A solenidade ocorrerá às 15hs, no auditório da Governadoria.

Fica o convite para toda a população participar na próxima quarta da abertura dos trabalhos legislativos e a leitura da mensagem anual do executivo municipal.



*ATENCIOSAMENTE,
BRUNO CAMPELO
COMUNICÓLOGO
SECRETÁRIO MUNICIPAL
DE COMUNICAÇÃO SOCIAL.

Senador Garibaldi Alves retornará dia 9 de abril ao Senado Federal

O senador Garibaldi Alves, pai do ministro da Previdência Garibaldi Filho, já tem data para voltar ao Senado Federal. No dia 9 de abril ele retornará aos trabalhos no Congresso Nacional.

Com isso, a suplente Ivonete Dantas deixa Brasília. Garibaldi Alves havia se licenciado do cargo para se submeter a tratamento médico no Hospital Sírio Libanês.
 
* Fonte: Anna Ruth Dantas/Tribuna do Norte.

Justiça determina realização de concurso para Agentes de Endemias de Natal


agentes_de_endemiasO Juiz de Direito da 5ª Vara da Fazenda Pública, Airton Pinheiro, concedeu prazo de trinta dias para que o Município de Natal realize concurso público para Agentes de Endemias e convocação dos aprovados, a fim de substituir os contratos temporários, conforme Termo Ajustamento de Conduta firmado entre o Ministério Público Estadual e a prefeitura de Natal em maio de 2010.
De acordo com a 62ª Promotoria de Justiça "a omissão do ente público, pela ausência de realização de concurso público e aprovados para serem convocados, mais uma vez coloca em risco a população diante da iminência do aumento de casos de dengue em 2012 e do próximo encerramento do contrato dos profissionais temporários".
O município alegou que, com a edição da Lei Complementar n.º 120/2010 (Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos Profissionais da Área da Saúde), os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate às endemias tiveram seu regime jurídico convertido em estatutário, inclusive os contratados mediante processo seletivo previsto no edital n.º 003/2008 (publicado no DOM de 23 de abril de 2008). Por isso não mais existia a necessidade de realização de concurso público, pois as vagas existentes teriam sido supridas com a absorção, como efetivos, dos 64 profissionais antes contratados temporariamente.
O juiz da 5ª Vara da Fazenda Pública abriu prazo de 10 dias no começo do último mês de janeiro para o Município comprovar que havia cumprido os termos do TAC firmado. O magistrado determinou a notificação da Prefeita de Natal e da Secretária de Saúde para fins de caracterização de eventuais responsabilidades pessoais por ato de improbidade por ofensa aos princípios da Administração (legalidade e provimento de cargos por concurso público).
Processo nº 0806043-02.2011.8.20.0001

*Fonte: TJ/RN

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Em Tenente Ananias/RN

Carnaval de Alexandria/RN foi destaque no Portal da Band

Carnaval Tradição de Alexandria




O Carnaval Tradição de Alexandria é um dos maiores eventos do período de momo do Alto Oeste Potiguar. Influenciado pelo frevo pernambucano e axé baiano, o Carnaval de Alexandria reúne vários turistas de diversos estados nordestinos, que são atraídos pela diversão, irreverência e tranquilidade do evento carnavalesco. O ponto alto da festividade é o grande arrastão mela-mela que ocorre todas as tardes de Carnaval percorrendo as principais avenidas da cidade.

 *http://www.band.com.br/bandfolia/noticias/?m=100000486510

Frase...

Todos sabemos que cada dia que nasce é o primeiro para uns e será o último para outros e que, para a maioria, é so um dia mais.

Marcia Felipe é a nova vocalista de Forró do Muido

Depois de muito tempo ao lado de Wesley Safadão, a cantora Marcia Felipe resolveu deixar a banda Garota Safada. A vocalista agora foi para "Forró do Muido". Sucesso!

Ministério Público quer solução definitiva para falta d’água em Luís Gomes


falta_de_agua_em_luis_gomesA Promotoria de Justiça da Comarca de Luís Gomes propôs ação civil pública com pedido de tutela antecipada de urgência em razão da falta de abastecimento de água que deveria ser fornecida pela Caern aos consumidores de Luís Gomes, que estão há mais de 100 dias sem água nas torneiras, dependendo de caminhões-pipa para o abastecimento.
De acordo com o pedido do Ministério Público na ação, a Caern e o município de Luís Gomes terão 10 dias para instalar em pontos estratégicos da cidade as 10 novas caixas d´água adquiridas pela companhia e já entregues ao município.
Além disso, no prazo de seis meses, o MP requer que se executem as obras necessárias à solução definitiva do problema, permitindo a retomada, de forma contínua e ininterrupta, do fornecimento de água tratada encanada nas torneiras das residências.
O ajuizamento da ação teve como base o inquéritos civis instaurados pela Promotoria de Justiça da Comarca de Luís Gomes, para apurar a potabilidade da água distribuída pela Caern à população, a partir de reclamações de moradores.
No entanto, desde o segundo semestre do ano passado, a discussão então centrada na qualidade da água cedeu lugar a uma situação muito mais grave, devido ao iminente desabastecimento do único manancial, o açude Lulu Pinto, utilizado pela Caern para distribuição de água. 
Açude que abastece a cidade secou em outubro de 2011
Em outubro de 2011, o açude que abastece a cidade de Luís Gomes secou e a água deixou de ser bombeada pela Caern, tendo início o abastecimento da população através de carros-pipa patrocinados pelo Exército Brasileiro, pela Caern e pela Prefeitura de Luís Gomes.
O Ministério Público realizou audiência diretamente com a Caern, onde foi esclarecido pela companhia que havia duas alternativas viáveis pela solução do desabastecimento e que ambos os projetos estão prontos para execução, só estando pendente um remanejamento orçamentário, já que esta demanda não estava prevista para o planejamento orçamentário deste ano de 2012.
De acordo com o promotor de Justiça Ricardo José da Costa Lima, a situação tem atingido altos níveis de dramaticidade e insustentabilidade, já contabilizando mais de 100 dias sem água nas torneiras, notadamente, diante da paralisação das atividades dos carros-pipa patrocinados pelo Exército, desde o dia 1º de fevereiro.
As caixas d´água entregues pela Caern deverão garantir o fornecimento de água tratada à população, através de carros-pipa, como medida emergencial, mantendo os caminhões-pipa atualmente já disponibilizados, além de suprir a paralisação da atividade do Exército Brasileiro, contratando solidariamente outros sete caminhões-pipa para abastecimento diário dos municípios.

*O Mossoroense.
 

Bonde do Brasil pela 1ª vez em Pau dos Ferros!

Prefeitura de Patu segue reformando prédios públicos




A Prefeitura de Patu, através da Secretaria Municipal de Obras e Urbanização, continua trabalhando para recuperar vários prédios públicos da cidade, desta vez é a Escola Municipal Raimundo Nonato, que atende uma demanda de alunos dos Bairros da Capela, Nova Patu e Quartel, que está sendo reconstruída.

A escola está recebendo nova pintura e reparos em toda a sua estrutura física, para melhor atender as necessidades dos educadores e dos alunos, inclusive os que necessitam de serviços especiais.
Vale lembrar que a prefeitura também deu início à reforma das Escolas Municipais das comunidades rurais do Horizonte e Várzea da Jurema.

De acordo com a prefeita Evilásia Gildênia, a administração Ação e Reconstrução tem um meta de recuperar todos os prédios públicos que atendem diretamente a população nas mais variadas prestações de serviço. “É muito importante recuperar os prédios públicos da cidade, uma vez que eles dão suporte para que os nossos profissionais possam prestar serviço à comunidade com mais eficiência, e com ambientes adequados e preparados para receber toda a população", disse a prefeita Evilásia.

_______________///____________________________

  • Inscrições para o PETI 2012 já estão abertas

A Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social, por meio da Coordenação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil- PETI, comunica a todos os pais ou responsáveis que a partir desta segunda-feira (27/02) estarão abertas as  inscrições para o programa, assim como para renovar cadastros.

As inscrições deverão ser efetuadas até o dia 02/03 nos horários de 8h ás 11h e 14h ás 17h na sede do referido Programa, situada no prédio da antiga oficina Escola no bairro da Capela de Santa Terezinha em Patu/RN.

O coordenador do programa, Raniery Alves lembra que no ato da inscrição, os pais ou responsáveis deverão ter em mãos os seguintes documentos: : RG e CPF do responsável, Cartão do Bolsa Família, comprovante de residência, Cópia da Certidão de Nascimento da Criança


  • SOBRE O PROGRAMA

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) é um dos programas do Governo Federal que articula um conjunto de ações visando retirar crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos da prática do trabalho precoce (exceto na condição de aprendiz, a partir dos 14 anos). Utiliza-se da transferência de renda a famílias com situação de trabalho infantil (inserindo-as no cadastro único para recebimento do Bolsa-Família) e da oferta do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos às crianças e adolescentes retiradas do trabalho, mediante inclusão em programas culturais, educativos e esportivos.

No âmbito do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), o Peti compõe o Sistema único de Assistência Social. As famílias beneficiadas devem ser acompanhadas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) local ou pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas).

O Programa visa, além de proteger a criança e o adolescente de todas as formas de exploração do trabalho, contribuir para o seu desenvolvimento integral, oportunizando acesso à escola formal, saúde, alimentação, esporte, lazer, cultura, profissionalização e convivência familiar e comunitária.
 
*Acessoria de comunicação.

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Prestação de contas do ex-prefeito de Rafael Fernandes é desaprovada


Ex-prefeito de Rafael Fernandes 
Após a constatação de irregularidades na prestação de contas da Prefeitura Municipal de Rafael Fernandes, sob a responsabilidade do Sr. Mário Costa de Oliveira, O Ministério Público Especial, através de Parecer Ministerial do então Procurador Carlos Thompson Costa Fernandes, opina pela desaprovação da Prestação de Contas atinente ao 3º bimestre, exercício de 2002, das contas do Ex-prefeito da cidade rafaelense. O mesmo deverá devolver o dinheiro aos cofres públicos e pagar multa.
 
*Nossa Rafael Fernandes.






ANGESP promoverá Fórum de Direito Eleitoral – Eleições 2012


A Associação Nacional dos Gestores Públicos-Angesp, presidida pelo ex-presidente da Federação dos Municípios do RN, ex-prefeito de Bento Fernandes, José Robenilson Ferreira, realizará no dia 02 de março, das 08h às 17h no salão de eventos do Hotel Pirâmide em Natal, o Fórum Eleitoral – Eleições 2012 – Condutas Vedadas e Outros Aspectos da Legislação Eleitoral.
O evento visa ampliar a discussão sobre temas polêmicos na esfera do Direito Eleitoral, tais como a “Ficha Limpa” bem como aprimorar os conhecimentos na área, especialmente no que tange a capacitação dos profissionais envolvidos, candidatos e demais interessados.
O seminário contará com a presença de vários especialistas em Direito Eleitoral entre eles Pedro Roberto Decomain, membro do MPSC, um dos maiores especialistas na área, Francisco de Barros Dias, Desembargador Federal do TRF da 5ª Região, Henrique Neves, Ministro do TSE, Lígia Limeira, Diretora Geral do TRE∕RN, entre outros palestrantes de notável saber jurídico.
As inscrições estão sendo realizadas na sede da ANGESP na Rua Cristal da Rocha, 15, Potilândia - Natal∕RN, telefone (84) 2010 -0495, e-mail: angesp@bol.com.br.

Fórum de Direito Eleitoral – ELEIÇÕES 2012 – Condutas Vedadas e Outros Aspectos da Legislação Eleitoral



A Diretora-Geral do TRE∕RN, Lígia  Limeira(foto), proferirá palestra no Seminário de Direito Eleitoral a ser realizado pela Associação Nacional de Gestores Públicos (ANGESP) em 02 de março de 2012 no Salão  de Eventos do Hotel Pirâmide em Natal∕RN. O tema será Arrecadação, Gastos e Prestação de Contas de Campanha. A palestrante é Co-autora do livro “Manual Prático das Eleições”, Especialista em Direito Administrativo e Gestão Pública, Bacharel em Direito e em Ciências Contábeis. Servidora do quadro do TRE/RN e ocupa o cargo de diretora geral desd e setembro de 2010.


O Advogado Mauro Gusmão Rebouças proferirá palestra no Seminário de Direito Eleitoral a ser realizado pela Associação Nacional de Gestores Públicos (ANGESP) em 02 de março de 2012 no Salão de Eventos do Hotel Pirâmide em Natal∕RN. O tema será Registro de Candidaturas. O palestrante é advogado militante, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, radicado em Natal∕RN. Sócio-Fundador da ANGESP.



O Desembargador Federal da 5ª Região Francisco Barros Dias ministrará palestra no Seminário de Direito Eleitoral promovido pela Associação Nacional de Gestores Públicos – ANGESP, a ser realizado em 02 de março de 2012 no Hotel Pirâmide em Natal∕RN. O tema será A Lei da Ficha Limpa. O palestrante integrou ainda o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte.





O Promotor de Justiça, Pedro Decomain (foto), proferirá palestra no Seminário de Direito Eleitoral a ser realizado pela Associação Nacional de Gestores Públicos (ANGESP) em 02   de março de 2012 no Hotel Pirâmide em Natal∕RN. O tema será Condutas Vedadas e Agentes Públicos em Campanha. O palestrante, um dos maiores especialistas em direito eleitoral no Brasil, é Promotor de Justiça desde 1983, Mestre em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Professor da Escola de Preparação e Aperfeiçoamento do Ministério Público de Santa Catarina, autor de vários livros dentre eles, Elegibilidade e Inelegibilidades (2004), Eleições - Comentários a Lei nº 9.504/97 (2004) e Comentários ao Código Eleitoral (este em colaboração com Péricles Prade; 2004).


O Ministro Henrique Neves da Silva proferirá palestra no Seminário de Direito Eleitoral a ser realizado pela Associação Nacional de Gestores Públicos (ANGESP) em 02 de março de 2012 no Salão  de Eventos do Hotel Pirâmide em Natal∕RN. O tema será Propaganda Eleitoral. O palestrante é Ministro do TSE desde 2008, Filho do jurista Célio Silva e irmão do ex-ministro do TSE, Fernando Neves,  integra o Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral – IBRADE,  Formado em Direito pela Universidade de Brasília em 1987.

"Rodovia da Morte" é responsável por dezenas de acidentes na região Oeste


estrada_de_baraunaRN-015 é o nome que recebe o trecho da rodovia estadual entre as cidades de Mossoró e Baraúna e se estende até a divisa com o Ceará. Esta designação é oficial do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER), e atual Dnit - Departamento Nacional de Infra-Estrutura e Transporte. Por ser muito estreita e pelas curvas perigosas que a estrada tem, um grande número de acidentes com vítimas fatais é registrado todos os meses, o que lhe rendeu a alcunha de "Rodovia da Morte".
Somente no ano passado mais de 20 pessoas morreram em acidentes na RN-015, ocasionados em sua maioria, segundo dados do Departamento de Polícia Estadual de Trânsito (DPRE), pela imprudência dos condutores de veículos que não respeitam as normas de trânsito e colocam vidas em constante perigo.
O DPRE iniciou há pouco tempo um trabalho de estatísticas para medir o número de acidentes naquela artéria, entretanto não tem ainda o número de mortes registradas nos últimos dois anos. Porém as causas dos acidentes, dentre outros, figuram colisões, capotamentos, derrapagens e atropelamentos que diariamente acontecem na rodovia. "Para se ter uma ideia, como a estrada é perigosa, os acidentes acontecem em diversos trechos, seja no município de Mossoró ou Baraúna, onde os condutores abusam da realidade e acabam se acidentando", destacou um patrulheiro do DPRE.
Para o policial, a maioria dos acidentes é causada por imprudência dos condutores, sejam de carros, veículos pesados ou motocicletas. "As pessoas abusam da sorte e passam a correr desenfreadamente na pista que tem um grande fluxo de veículos, principalmente caminhões pesados. Aí quando mistura velocidade, curvas sinuosas, e ultrapassagens indevidas o resultado não pode ser outro, acidente", explicou.
Recentemente um acidente envolvendo uma moto e bicicleta resultou na morte de quem ia motorizado. O motociclista seguia sentido Baraúna e não percebeu o ciclista parado ao lado da pista, no que seria o acostamento, e a colisão foi inevitável, matando o motoqueiro.
O último acidente com vítima fatal na RN-015 aconteceu na segunda-feira (20), onde o agricultor Miguel Vicente da Silva Júnior, que residia no assentamento Poço Novo, zona rural de Baraúna, morreu quando a moto que ele viajava de carona colidiu frontalmente com um carro em sentido contrário.
Ele sofreu escoriações pelo corpo e fraturas expostas na perna esquerda. Miguel foi socorrido para o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), mas não resistiu aos ferimentos e morreu. 

Moradores reclamam da falta de lombadas na comunidade Barrinha
A comunidade Barrinha, zona rural de Mossoró, é cortada bem pelo meio das residências, pela RN-015, em um trecho bastante sinuoso, chamado de "S", onde os veículos trafegam em alta velocidade, colocando em perigo a vida dos habitantes, principalmente crianças e idosos.
A falta de lombadas para redução da velocidade dos veículos é uma solicitação antiga dos moradores. Segundo a dona de casa Maria do Carmo, no decorrer da comunidade havia três lombadas, porém há mais de um ano elas foram retiradas quando houve o recapeamento asfáltico e desde então os veículos passaram a transitar em alta velocidade.
"Já aconteceu acidentes aqui, onde moradores foram atropelados e por pouco não morreram. Recentemente um sobrinho meu foi colhido por um caminhão quando ele tentava atravessar a pista em uma motocicleta", destacou a mulher.
A dona de casa lembra que o perigo é maior ainda no horário das aulas, uma vez que às margens da rodovia funciona uma escola. "Quando as crianças vão chegando ou saindo das aulas o cuidado é redobrado, pois os veículos, em especial caminhões, passam a toda velocidade, ignorando a placa de aviso escolar", destacou.
Próximo à Barrinha e, até mesmo dentro do vilarejo, é muito comum encontrar cruzes, dando a entender que já houve no local acidentes com vítimas fatais.
PRF aponta BRs 405 e 304 como pontos críticos
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) aponta pontos críticos nas estradas federais que cortam Mossoró, as BRs 405 e 304, como recordistas em acidentes. São inúmeras ocorrências motivadas por diversos fatores, porém um deles chama a atenção dos patrulheiros, que é a imprudências dos motoristas.
De acordo com o inspetor Iatamy Gurgel, a velocidade excessiva e as ultrapassagens indevidas em pontos proibidos ocasionam acidentes com vítimas fatais. Para o patrulheiro a maioria dos condutores de veículos não respeita a sinalização da pista e pratica imprudências graves, que na maioria culmina com a morte de alguém. "Durante as fiscalizações é muito comum flagrar condutores de veículos desrespeitando as normas do trânsito e colocando, não só a vida deles em perigo, como também a de outros", destacou.
Outra preocupação visível do patrulheiro, nas estradas, é a presença de veículos pesados que transitam em grande fluxo, tanto na BR-304, quanto na BR-405. São rotas de escoamento da produção mossoroense e de outros municípios. "Os caminhões representam um perigo constante para os transportes considerados de pequeno porte, que quando se envolvem em colisões acabam levando a pior", destacou.
Ainda de acordo com Iatamy, outro fator que provoca bastante acidente nas rodovias federais é a presença de trabalhadores na pista, realizando manutenção. Foi devido a um trabalho de recapeamento em um trecho da BR-304, que um funcionário de uma empresa prestadora de serviços ao Dnit foi atropelado e morto em janeiro passado, próximo à entrada da cidade de Fernando Pedroza.
Na ocasião, um veículo em alta velocidade ignorou a sinalização e atropelou o funcionário, arrastando-o por vários metros. "Esse caso de Fernando Pedroza é apenas mais um nas estatísticas da PRF", concluiu o patrulheiro.

*O Mossoroense.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Garibaldi não insistirá no apoio de Rosalba ao PMDB



O ministro da Previdência Social, Garibaldi Filho, um dos principais líderes do PMDB, não vai insistir no apoio da governadora Rosalba Ciarlini ao deputado Hermano Morais, candidato do partido a prefeito de Natal nas eleições deste ano. Ao ser entrevistado ontem no Jornal do Dia, da TV Ponta Negra, o ministro lembrou que já defendeu essa proposta em público, mas a governadora desconversou. "Você sabe muito bem quando há interesse para uma proposta e quando não há. Senti que não há, então não vou insistir", disse Garibaldi, que apoiou Rosalba nas eleições de 2010, quando ela enfrentou o então governador Iberê Ferreira de Souza e venceu no primeiro turno.
Valter CampanatoGaribaldi: grande número de candidatos em Natal reduz possibilidade de alianças no primeiro turno 
Garibaldi: grande número de candidatos em Natal reduz possibilidade de alianças no primeiro turno

Aliado do PMDB no plano local, mas adversários na esfera federal, o Democratas, partido da governadora, já acenou em fazer aliança com o pré-candidato do PSDB, Rogério Marinho, apesar de o presidente do DEM, José Agripino, ter esclarecido que ainda não foi fechado acordo em torno de nomes. Como o DEM dificilmente lançará candidatura própria em Natal, o caminho seria apoio aos tucanos. Nas duas vezes em que apresentou candidatos em Natal - em 2000 com Sonali Rosado/Anita Maia e em 2004 com Ney Lopes de Souza/Sonali - o DEM participou como coadjuvante. Em 2000, Sonali teve 11% dos votos válidos; em 2004 o resultado foi ainda pior: 5,7%.

Garibaldi lembou que a candidatura de Hermano Morais é irreversível. "Não sei dos outros candidatos, mas como peemedebista que sou e pelas responsabilidades que tenho, posso dizer que não há a menor possibilidade de Hermano deixar de ser candidato. A não ser que não queira." Ele previu que Natal terá, pelo menos, seis candidatos a prefeito, reduzindo as possibilidades de aliança.  Pela experiência de quem já disputou muitas eleições, Garibaldi considerou "compreensível" o que  chamou de casamentos de ocasiões no pleito municipal deste ano.

Sobre o desgaste político do governo estadual no primeiro ano de administração, como atestam as pesquisas de opinião pública, o ministro disse que a governadora enfrenta uma situação semelhante à enfrentada por ele no primeiro ano de mandato, em 1995. "Eu dizia: meu Deus do Céu! Estou fazendo um esforço muito grande, mas o povo não está entendendo o que estou fazendo. Acho que Rosalba está fazendo um esforço grande" para colocar em prática os projetos de governo.

Garibaldi disse que é testemunha da luta da governadora neste sentido, indo a Brasília, tentendo viabilizar convênios e empréstimos para o Rio Grande do Norte. O ministro, que é senador licenciado, fez um parêntesis para lembrar que não basta apenas um pires na mão e apoio político para conseguir aprovar os projetos junto ao governo federal.

Segundo ele, tem de ter capacidade de endividamento se vai pedir financiamento. Caso contrário, precisa de contrapartida para conseguir os recursos. "E é preciso ter bons projetos. Tenho visto que a governadora tem levado bons projetos ao Banco Mundial, aos órgãos de financiamento nacional. Esta é a saída, tendo em vista que o Estado não tem fluxo de caixa. A arrecadação está comprometida, com o pagamento da folha de pessoal (está no limite) e custeio. O que sobra para investimento é muito pouco."

PREVIDÊNCIA

Otimismo com a reforma

Garibaldi demostrou otimismo com a aprovação do fundo de Previdência Complementar do servidor público na retomada dos trabalhos legislativos. "O projeto deixou de ser aprovado não por culpa do projeto em si, mas por um desentendimento político [na base do governo] que terminou gerando um clima inviável para a convocação de sessão extraordinária. Mas acredito que isso vai ser resolvido na próxima semana."

Garibaldi aproveitou para tranquilizar os servidores federais. Segundo ele, nenhum será atingido por essa medida. "Todos os que atualmente integram o serviço federal serão serão aposentados pelo regime atual, assim como as pensões também regidas pelo sistema atual."

Para o ministro, essa é a medida menos traumática para garantir a saúde financeira da previdência no futuro. Os números mostram que hoje existe um déficit de R$ 60 bilhões para garantir o pagamento de aposentados e pensionistas do serviço público.

Candidatura própria do PT ganha força em Mossoró

Edilson Damasceno - Jornal de Fato

Mossoró - A deputada federal Fátima Bezerra, que faz parte da executiva nacional do Partido dos Trabalhadores, afirmou ontem que não procede a versão de que o partido poderia intervir no diretório municipal em caso de insistência pela candidatura própria em detrimento do apoio à postulação da deputada estadual Larissa Rosado (PSB) à Prefeitura de Mossoró. A afirmação foi feita ao reitor da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), Josivan Barbosa de Menezes, que é pré-candidato ao Executivo pelo PT. O encontro foi convocado por Josivan, que queria ouvir da parlamentar sua opinião sobre os últimos episódios envolvendo a sigla em Mossoró. Ele ouviu que Fátima defende a coligação do PT com PSB e que se o partido optar pela candidatura própria, ela estaria no palanque de Josivan.

Outra afirmação feita pela deputada federal foi de que não havia nenhum acordo entre ela e a também deputada federal Sandra Rosado (PSB) com vistas às eleições de 2014. Segundo Josivan Barbosa, Fátima Bezerra disse que não conversa sobre 2014 antes do pleito eleitoral de 2012. É havia a especulação de que Fátima estaria interessada em coligar o PT com o PSB para ter apoio do "Sandrismo" para uma provável candidatura ao Senado Federal.

A ida de Josivan Barbosa ao encontro de Fátima se deu depois que a corrente "Movimento PT", liderado por ela, apresentou posição contrária à candidatura própria do partido ao Palácio da Resistência. A corrente, em Mossoró, é coordenada pela petista Socorro Batista, que alegou que Larissa teria maior robustez política para agregar partidos em torno do projeto oposicionista.

Sobre a conversa com Fátima, Josivan disse que ficou claro que a deputada federal defende a aliança do PT com o PSB. Contudo, a decisão sobre o futuro caberia ao diretório local e que tudo dependeria da prévia que será realizada no dia 18 de março, quando os filiados vão optar entre a aliança e candidatura própria.

Ala petista lança manifesto de apoio a Josivan

Em meio à divisão do PT mossoroense sobre candidatura própria e o apoio ao PSB, a ala que apoia o projeto de Josivan Barbosa de Menezes lançou ontem um manifesto de apoio ao reitor da Ufersa. "Mossoró, neste ano de 2012, mostra claramente o desejo de abraçar uma proposta de mudança real que contemple a inversão de prioridades, o desenvolvimento sustentável, o planejamento urbano, a cidadania rural, a inclusão social e a transparência no trato com a coisa pública. Este desejo se traduz no palpável cansaço diante de um jogo de faz-de-conta que oferece opções limitadas ao continuísmo e à mesmice, que já não deixam margem a ilusões", diz a nota dos petistas que são solidários a Josivan Barbosa.

Mais adiante, a nota critica a tentativa de coligar o PT com o PSB e diz que, diante do governo Dilma Rousseff, chegou momento em que o "PT em Mossoró precisa mostrar a sua própria face, seu próprio discurso, seu imenso acervo de realizações e suas propostas para fazer por este município o que vem fazendo em prol de um Brasil que já se tornou reconhecidamente muito melhor". O documento divulgado ontem é uma réplica do pensamento já externado por Josivan Barbosa. 
 
*Tribuna do Norte.

AGÊNCIA DOS CORREIOS DE RIACHO DA CRUZ/RN É ARROMBADA DURANTE A MADRUGADA


A agência dos correios da cidade de Riacho da Cruz/RN foi arrombada e roubada na madrugada desta sexta-feira (24/02), horário não informado. Os ladrões desligaram o alarme para evitar qualquer barulho. Vizinhos ouviram barulhos de pancadas quando os malévolos quebravam a parede. Segundo informações dos funcionários da agência os ladrões chegaram a arrebentar o cofre e levar parte do dinheiro, a quantia subtraída não foi divulgada pela gerente da agência. O roubo só foi identificado pela manhã. A policia foi acionada onde foi registrado boletim de Ocorrência.
 
O caso está sob responsabilidade do destacamento policial do município de Riacho da Cruz e os detalhes da ação estão sendo preservados para que não atrapalhem as investigações.
* O Mural de Riacho da Cruz

Assú homenageará Rei do Baião no São João 2012


luiz_gonzaga_3ASSÚ - A Prefeitura do Assú seguirá os passos da escola de samba Unidos da Tijuca, campeã do Carnaval 2012 no Rio de Janeiro, e, no São João deste ano, homenageará o centenário de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. A informação foi antecipada pelo secretário municipal de Juventude, Esporte, Eventos e Turismo, Luiz Dailson Machado.
Penúltima escola a entrar Sapucaí na segunda noite de desfiles do Carnaval do Rio de Janeiro, a Unidos da Tijuca trouxe vaqueiros, sanfonas e baião para celebrar Luiz Gonzaga, que completaria cem anos em 2012 se estivesse vivo.
A agremiação carnavalesca apresentou o enredo "O dia em que toda a realeza desembarcou na avenida para coroar o Rei Luiz do Sertão". Agora, na cidade do Assú, homenagem semelhante será trabalhada pela gestão pública municipal, conforme foi adiantado pelo auxiliar, dentro da programação junina deste ano.
Ainda festejando o bom resultado do período carnavalesco deste ano, o secretário declarou que possivelmente em março serão iniciados os preparativos com vistas à definição do programa oficial do São João 2012.
Sua intenção é que em março ocorram as primeiras reuniões para se discutir os detalhes da programação oficial da festa do padroeiro, considerado o principal evento sociorreligioso do município. Ele prometeu que, este ano, haverá um investimento maior da administração municipal na mídia da festa do padroeiro.
Conforme as declarações do secretário, o objetivo é fortalecer a imagem de que o São João do Assú é um dos mais significativos de todo o Rio Grande do Norte e do Nordeste. "Já montamos a maior estrutura, trazemos grandes atrações e, este ano, nós vamos fazer uma homenagem justa aos cem anos de Luiz Gonzaga", exclamou o secretário.
"O Rio Grande do Norte e o país vai ficar voltado pra grande homenagem que nós vamos fazer ao nosso Rei do Baião", finalizou Dailson Machado. Como se registra anualmente a agenda maior do São João em Assú transcorrerá de 14 a 24 de junho vindouro.

*O Mossoroense.
 

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Frase...

Eventos podem transitar do impossível ao inevitável, sem jamais terem passado pelo provável.

Prefeitura de Patu investe em saneamento básico




A Prefeitura de Patu, através da Secretaria Municipal de Obras e Urbanização, está investindo em saneamento básico nos bairros da Estação e Cajaranas. As obras estão sendo realizadas nas proximidades da Escola Municipal Raimundo Rocha.

A obra beneficia diretamente centenas de moradores, alunos e comerciantes que atuam em várias lanchonetes, restaurantes e pousadas, que sofriam bastante com o mau cheiro provocado pelos esgotos á céu aberto.

De acordo com o secretário de Obras, Francisco Pereira, a obra já está em fase de conclusão e em breve os moradores poderão contar com o saneamento básico em suas ruas.

Com estas medidas de saneamento básico, é possível garantir  e melhorar ainda mais as condições de saúde para as pessoas, evitando a contaminação e proliferação de doenças. Ao mesmo tempo, garante-se a preservação do meio ambiente.

É A PREFEITURA TRABALHANDO PARA MELHORAR A SUA VIDA

ATENCIOSAMENTE,

BRUNO CAMPELO
COMUNICÓLOGO
SECRETÁRIO MUNICIPAL 
DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
9952-7751

Mossoró volta a ser palco de onda de execuções


raniclecio_assassinadoA cidade de Mossoró voltou a viver um período violento, onde nos últimos seis dias cinco pessoas foram executadas a tiros, preocupando as autoridades e a população que sente-se desprotegida. As mortes ocorreram nos bairros Paredões, Santo Antônio e no conjunto Abolição IV. Dos crimes registrados, um dado curioso chama a atenção da polícia, quatro deles vitimaram adolescentes menores de 16 e 15 anos e um adulto de 18.
O último aconteceu no final da tarde de ontem no conjunto Abolição IV, que teve como vítima Raniclécio Herculano da Silva, 15 anos, que residia na Favela do Fio. Ele foi executado com um tiro na cabeça quando transitava em uma motocicleta pela rua Pastor Manoel Nunes, por volta das 16h40.
Em depoimento à polícia, a mãe do adolescente explicou que o filho havia saído de casa em uma motocicleta YBR, com destino ao conjunto Promorar e foi interceptado e morto pelos assassinos pouco tempo depois.
No local do crime prevalece a "lei do silêncio", onde ninguém se arrisca a fornecer pista que possa identificar os culpados. No entanto, a polícia não descarta que a morte de "Kekécio", como também era chamado o jovem, esteja ligada a problemas envolvendo drogas. O corpo do adolescente permaneceu em via pública até ser removido pelo Instituto Técnico e Científico de Polícia (Itep) para necropsia.
O crime será investigado pela 1ª Delegacia de Polícia Civil.

*O Mossoroense.

Ex-prefeito de Alexandria é condenado a devolver R$ 60 mil aos cofres públicos.


 
O presidente da Primeira Câmara de Contas, conselheiro Carlos Thompson Costa Fernandes, relatou processo referente a prestação de contas do ano de 2003 da prefeitura de Alexandria.
 
Na época, o município era administrado pelo o médico, Nei Moacir Rossato de Medeiros (Dr. Nei). 
 
Ante a omissão do dever constitucional de prestar contas, o voto foi pelo ressarcimento de R$ 60.040,00 e representação junto ao Ministério Público Estadual. 
 
O ex-prefeito ainda pode recorrer da decisão do TCE.
 
*Politica Pauferrense.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Prefeitura de Rafael Fernandes, Realizou o 4º Carnaval da Nova Geração

A Prefeitura Municipal de Rafael Fernandes, esteve Realizando nos dias 19,20,21 e 22 no Sitio Cacimbas o 4º Carnaval da Nova Geração. Esse Ano o Evento foi mais uma vez Sucesso!

Alefolia 2012

A maior Micareta Indoor do Rio Grande do Norte, "Alefolia" que acontece na cidade de Alexandria, já tem data marcada para os dias 6 e 7 de julho. Em breve serão anunciadas as Atrações.

Horário de Verão termina no próximo domingo


O Horário de Verão 2011/2012 termina à zero hora do dia 26 de fevereiro, próximo domingo. Com isso, às 24 horas do sábado (25/2), os relógios deverão ser atrasados em uma hora. No total, essa edição do Horário de Verão tem 133 dias de duração, 7 dias a mais que no ano passado.

A medida, que começou à zero hora de 16 de outubro do ano passado, abrangeu os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Bahia, que voltou a adotar a medida, após oito anos fora da mudança.

Os demais estados das regiões Norte e Nordeste não adotam o Horário de Verão, devido à proximidade da Linha do Equador, o que faz com que a duração dos dias não apresente alterações significativas ao longo do ano e faria com que o Horário de Verão tivesse efeito praticamente nulo nesses estados.

Desde 2008, através do Decreto 6.558, foram fixadas datas para seu início e término: ficou definido que, todos os anos, a medida entra em vigor sempre à zero hora do terceiro domingo de outubro e se estende ao terceiro domingo de fevereiro. No ano em que houver coincidência entre o domingo previsto para o término do Horário de Verão e o domingo de carnaval, o encerramento ocorre no domingo seguinte, como acontece na edição atual.

RN já registra cinco mortes com suspeita de dengue

A secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) contabiliza, somente esse ano, 531 casos suspeitos de dengue em todo Rio Grande do Norte. O número, se comparado com o ano passado, é baixo. Porém, até o momento, um outro dado chama mais atenção: cinco pacientes morreram e a doença viral pode ser a causa das mortes. A última suspeita foi registrada sábado passado, em Tibau do Sul. Um português de 48 anos, com sintomas da doença, faleceu após ser atendido no hospital da cidade. A subnotificação e a falta de estrutura nos municípios preocupa a Sesap.
Alberto LeandroA portuguesa Maria da Conceição tenta superar burocracia e liberar corpo de filho que morreu sábado passado 
A portuguesa Maria da Conceição tenta superar burocracia e liberar corpo de filho que morreu sábado passado

Os números fazem parte da quinta semana epidemiológica que foi encerrada no dia 4 desse mês. Os dados da sexta e sétima semanas ainda não foram computados pela secretaria. No mesmo período do ano passado, a Sesap contabilizou 2.155 notificações e cinco suspeitas de óbitos. Esse ano, já foram anotados seis óbitos com um caso descartado. "Apesar do número de notificações ter caído, o número de óbitos suspeitos permanece o mesmo, quer dizer, é preocupante. Isso mostra que há subnotificação. Quando chega a informação, já é com casos graves", disse Juliana Araújo, subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesap.

Segundo Juliana, na semana passada foi realizada uma reunião com todos os secretários municipais de Saúde do Estado. No encontro, foi explicado que esse ano há um risco de epidemia da doença. A subcoordenadora pontuou ainda sobre a importância de enviar os dados para a Sesap. "A falta de repasse das informações é um problema que, infelizmente, se repete esse ano. Sem os dados não temos como elaborar planos de combate à doença. O profissional de saúde precisa ficar atento", disse. "Sabemos que falta estrutura de vigilância nos municípios e, na maioria das vezes, um único profissional fica sobrecarregado, porém, é preciso atenção", completou.

A dengue sempre é associada aos períodos de chuva. Erroneamente, imagina-se que o mosquito Aedes aegypti só se prolifera em períodos chuvosos. "Pensar assim é errado. Infelizmente, no Rio Grande do Norte, é possível que haja dengue durante todo ano. Os terrenos baldios são grandes vilões de todos nós. É preciso atenção e combate ao mosquito durante todos os meses", alertou Lúcia de Fátima, técnica da equipe de Vigilância Epidemiológica da Sesap.

"Podemos confirmar que mais de 90% dos focos do mosquito são encontrados em residências. As pessoas sabem como agir, sabem o que deve fazer, mas, não sei por qual motivo, não agem corretamente. A vigilância diária deve ser realizada dentro de casa, primeiramente", disse Juliana Araújo. Além das notificações e óbitos suspeitos da dengue, a Sesap confirmou também a circulação do vírus tipo 4 da doença nos municípios de Caicó, Alexandria e Guamaré.

Familiares portugueses aguardam liberação de corpo

Familiares do empresário português Jorge Manuel da Conceição Lopes estão desesperados. Além da dor devido ao falecimento inesperado ocorrido no último sábado, eles sofrem com a burocracia para conseguir autorização e liberação do corpo que está sendo velado num centro de velório da capital desde o último domingo. "Estão agindo de má fé com a gente. Não é possível que isso aconteça só por causa de um carnaval", disse o pai de Jorge, o aposentado Armando Lopes, 79 anos.

A causa da morte, de acordo com o laudo médico, foi "hemorragia do trato gastrointestinal, anemia e cardiopatia hipertensiva". Há suspeita de dengue hemorrágica que será analisada. Segundo Maria Sueli, namorada de Jorge, ele começou a passar mal no sábado de carnaval e foi atendido no hospital de Tibau do Sul, onde residia há mais de dois anos. "Ele vomitou muito e teve diarréia. Fomos para o hospital e ele foi atendido, mas, infelizmente, faleceu", contou.

Jorge Manuel tinha 48 anos e era empresário. Os pais e um tio dele vieram da cidade de Pombal, em Portugal, para realizar o translado do corpo. Eles imaginavam que o processo fosse rápido e iriam voltar ainda essa semana ao país de origem, porém, não foi o que aconteceu. "Chegamos domingo e até agora não sabemos quando vamos voltar com meu filho. Estou muito triste com o Brasil. Nunca imaginei que isso fosse acontecer", disse Maria da Conceição, 79 anos, mãe de Jorge.

Segundo um funcionário da funerária onde Jorge é velado, os trâmites para conseguir a documentação e liberação para o translado de corpos de estrangeiros é burocrático. Dependendo do país, a espera pode durar mais de trinta dias. Além de certidão de óbito, é preciso autorização da Polícia Federal, Receita Federal, Polícia Civil, Vigilância Sanitária, Itep e a embaixada do país do estrangeiro precisa ser consultada. A Embaixada de Portugal mais próxima de Natal fica em Recife/PE. "Ainda não sabemos quando seremos recebidos por lá. É muita burocracia e o carnaval atrapalhou ainda mais. É um absurdo que nada funcione no país por causa da festa. Precisam fazer algo para resolver isso", disse Sueli.

O cônsul de Portugal no Brasil, Francisco Lamir, que mora em Natal, foi procurado pela família de Jorge e uma reunião está agendada para manhã de hoje. A reportagem tentou contato com Lamir, mas as ligações não foram atendidas.

*Tribuna do Norte.